De acordo com o Ministério da Saúde, há no Brasil em torno de 50 mil clínicas médicas, em sua maioria compostas por médicos que desejam ganhar experiência, obter reconhecimento em sua área de atuação e uma fonte de renda extra. Percebe-se, também no Brasil, que a concorrência já está fazendo parte do dia a dia do segmento de serviços de saúde de forma bastante acirrada, o que obriga a gestão das clínicas a ser cada vez mais profissional e investir em novidades para atrair e reter seus pacientes.
Este cenário aproxima definitivamente a disciplina de administração de empresas das clínicas, tornando necessária uma gestão profissional do empreendimento para que este torne-se rentável. Mas o que vemos na prática é um verdadeiro colapso na gestão das clínicas, representado por um gerenciamento deficitário de finanças, marketing, vendas e outras áreas de gestão. O que era para ser um empreendimento saudável financeiramente, acaba se tornando uma dor de cabeça para os médicos, pois muitas vezes são eles os gestores dos próprios empreendimentos, e a Medicina não oferece conhecimentos sobre administração ou empreendedorismo. E sabemos que as clínicas possuem um viés humano e social, mas em última análise são empresas que precisam dar lucro. Sem gestão, uma clínica pode facilmente se tornar um acúmulo de equívocos de administração e falir.
Benjamin Franklin já dizia em 1750 que tempo é dinheiro, e em plena era da transformação digital, a frase faz mais sentido do que nunca, afinal, o maior benefício que ela traz é exatamente a economia de tempo, representada, por exemplo, pelos nossos aplicativos do smartphone ou por um agendamento online de consulta no site da clínica. E quando tratamos de rentabilidade, perder tempo é perder dinheiro, e perder dinheiro é perder rentabilidade. Afinal, a maior parte das atividades administrativas de uma clínica, da marcação de uma consulta até a emissão de uma nota fiscal, consome tempo. E é fundamental que haja uma avaliação de como reduzir o tempo gasto nestas rotinas.
Por isso, listamos uma série de dicas que podem ajudar sua clínica a ser mais rentável:
Quer saber mais detalhes? assista nosso último webinar “Rentabilizando Clínicas Médicas“!
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.