Um pouco sobre a história da Pediatria

Um pouco sobre a história da Pediatria

O termo “pediatria” foi criado em 1880, tendo origem em duas palavras gregas: paidos (criança) e iatreia (processo de cura). Os primeiros centros de auxílio médico com atendimento exclusivo para essa especialidade foram criados na Europa durante o século 19. O pioneiro foi o Hôpital des Enfants Malades, inaugurado em 1802, na cidade de Paris.

No Brasil, em 1882, foi inaugurada a Policlínica Geral do Rio de Janeiro, onde foi criado o primeiro curso de pediatria do Brasil. Esse curso foi de extrema importância pois, com ele, foi possível formar as primeiras gerações de pediatras do país. Desde então os pediatras vem atuando em diferentes frentes de assistência:

  1. Incentivando comportamentos saudáveis;
  2. Prevenção de doenças;
  3. Prescrição de tratamentos.

Atualmente, há cerca de 37 mil pediatras em atividade no Brasil. É importante que toda criança e adolescente tenha um pediatra acompanhando seu desenvolvimento. É indispensável que os pais, crianças e adolescentes durante esse acompanhamento tirem todas suas dúvidas com os profissionais, ouçam suas recomendações e sigam-nas.

Diante disso, os pediatras merecem todo o respeito e valorização pelo o que representam para o país, garantindo o bom desenvolvimento e bem-estar daqueles que são o futuro da nação.

A Manager parabeniza a todos os pediatras pela dedicação às novas gerações. Feliz dia do pediatra!