Veja como aumentar a agilidade nos atendimentos em sua clínica médica!

Veja como aumentar a agilidade nos atendimentos em sua clínica médica!

O tempo de atendimento ao paciente, pessoalmente ou por telefone, é um aspecto que influencia na fidelização dos pacientes.

Logo, é importante encontrar meios para otimizar o tempo de trabalho da equipe. Seja pela padronização de processos através de treinamentos ou contratando softwares de gestão para clínicas para auxiliar o atendimento.

Para você que tem interesse em atender seus pacientes com mais agilidade e eficácia, a Manager vai te ajudar!

Padronização dos procedimentos

Rotinas mapeadas e padronizadas geram economia de tempo. Retirar os procedimentos da “cabeça” das pessoas, documentá-los e padronizá-los é essencial para adquirir um padrão nos atendimentos.
Além disso, nesse processo de documentar e padronizar os procedimentos do atendimento, o gestor consegue visualizar onde estão os gargalos na rotina da equipe.

Estipular um tempo para o atendimento

A rotina das pessoas está cada vez mais corrida. Então ficar muito tempo aguardando um atendimento é um grande problema.

É imprescindível um atendimento rápido, e para isso o gestor precisa estabelecer um tempo limite para que o paciente seja atendido, por e-mail ou telefone.
No entanto a rapidez não pode sobrepor a qualidade do atendimento. Se para poder realizar todos os atendimentos as atendentes passarem poucas informações, é bom analisar a contratação de um novo colaborador para a equipe, para que qualidade e agilidade andem juntas.

Treinamentos

Geralmente a procura por profissionais da área da saúde é realizada em momentos de fragilidade. Devido a isso, é primordial que a equipe esteja preparada para este tipo de situação.
Então, é importante realizar treinamentos que capacitem os colaboradores a fornecerem um atendimento humanizado, com qualidade e agilidade.

Identificar as aptidões de cada colaborador

É vital que o gestor da clínica médica identifique quais os melhores atributos de cada membro da equipe. Para que desse modo, ele possa delegar tarefas coerentes com as aptidões de cada um.
O gestor precisa estar atento e organizado para que as tarefas sejam delegadas corretamente, sem sobrecarregar nenhum colaborador para assim aumentar a produtividade de toda a equipe.

Atualize os dados dos pacientes

Manter as informações dos pacientes sempre atualizadas é de suma importância. Visto que atualmente é muito comum as pessoas trocarem o número de telefone, e-mail e endereço.
Os recepcionistas devem ser orientados a cada novo contato do paciente, realizarem uma verificação das informações para que não surja nenhum imprevisto na comunicação com os pacientes.

Utilize a tecnologia a seu favor

Atualmente a tecnologia é uma grande aliada quando falamos em otimização de tempo e processos. Hoje existem sistemas para gestão de clínicas, como o Sisclínica, que possuem diversas ferramentas para auxiliar desde a gestão financeira até o primeiro atendimento.

O agendamento geralmente é o primeiro contato do paciente com a clínica. Para que esse momento seja satisfatório ao paciente, possuir o agendamento on-line é uma alternativa. Com isso o cliente encontra horário favorável, lembretes automáticos por SMS e torna a coleta dos dados mais precisa. Assim é possível deixar os recepcionistas focados em outros canais de atendimentos que necessitem do diferencial humano, como WhatsApp, e-mail e telefone.

 

 

Agora que você já sabe quais medidas adotar para aumentar a agilidade dos atendimentos em sua clínica médica é só colocá-las em prática!

 

× Vendas - Atendimento das 8h às 18h