Aprenda a fazer um bom planejamento estratégico na sua clínica médica!

Aprenda a fazer um bom planejamento estratégico na sua clínica médica!

Ser dono de uma clínica e médico ao mesmo tempo é difícil. Além de ter que possuir conhecimentos sobre saúde, se faz necessário também ter domínio sobre assuntos administrativos. O objetivo de uma clínica é oferecer uma boa qualidade de vida para seus pacientes, mas para que isso ocorra com eficácia e qualidade, a clínica precisa de uma gestão exitosa.

Para que a clínica alcance uma gestão de sucesso é necessário a criação de um planejamento estratégico para auxiliá-la. Em suma, o objetivo do planejamento estratégico é criar ações que tornem possível alcançar metas pré-estabelecidas, visando aumentar o desempenho financeiro e a produtividade em atividades rotineiras.

Venha conhecer quais as melhores ações para aumentar o desempenho da sua clínica.

Estabeleça diretrizes

O planejamento estratégico tem início na elaboração de metas, diretrizes e nicho de mercado que deseja atuar para nortear as ações. O ideal é que as metas sejam definidas anualmente, para que se possa ter tempo para colocar as estratégias em prática e mensurar sua eficácia.

Outro ponto importante é saber quais sãos as limitações da clínica, para que os objetivos a serem alcançados estejam dentro da realidade, sendo possível cumpri-los.

Analise os pontos fortes e fracos

Após estabelecer as metas a serem alcançadas, é interessante analisar quais são os pontos fortes e fracos da clínica para entender qual seu estado atual.
Analisar os pontos fortes ajuda a entender quais vantagens sua clínica possui diante da concorrência. Já os pontos fracos ajudam a clarear exatamente quais os pontos em que os concorrentes se sobressaem.
Essa análise se faz necessária para ter mapeado o mercado em que sua clínica está inserida. Assim, torna-se mais fácil realizar as metas definidas anteriormente.

Missão, Visão e Valores

São três fatores fundamentais para a elaboração de um planejamento estratégico. Estas definições são importantes pois servem como direcionadores para todas as decisões a serem tomadas pelos gestores no dia a dia. Elas servirão como base para definição de comportamentos, e devem deixar muito claro qual o caminho a ser seguido e onde a clínica médica pretende chegar.

Missão, visão e valores é o que guiará sua clínica médica rumo aos objetivos almejados.

Checklist

Para finalizar é indispensável realizar um checklist de como tudo que foi planejado será realizado. Essa etapa trata-se de como será feito para atingir as metas estabelecidas e quem serão os responsáveis por guiar a equipe. Nessa lista deve conter todas as tarefas necessárias para alcançar os objetivos e seus responsáveis.

Nesse plano de ação é importante também constar o valor que a clínica está disposta a investir para que essas ações sejam concretizadas. Isso faz com que o planejamento estratégico seja realizado com riscos calculados e sem surpresas.

 

 

× Vendas - Atendimento das 8h às 18h