Veja 5 passos para transformar seu consultório em uma clínica médica

Veja 5 passos para transformar seu consultório em uma clínica médica

Muitos médicos sonham em ter seu próprio consultório. Contudo, após se consolidar nesse mercado, alguns médicos sonham em ir além: tornar o consultório em uma clínica médica de sucesso. No entanto, realizar essa transição requer planejamento e investimento de recursos.

Porém, muitos médicos se assustam quando veem quantos recursos necessitam investir, mas se você tiver foco e planejar meticulosamente cada passo rumo ao seu objetivo de transformar seu consultório em uma clínica médica, você estará reduzindo os riscos de seu investimento.

Se você tem o desejo de transformar seu consultório em uma clínica médica e não sabe por onde começar, a Manager vai ajudar você com 5 passos para essa transição. Confira!

  1. Faça um novo plano de negócios

Como foi dito acima, é necessário planejar cada passo. Então não é porque você já possui seu próprio negócio, que você não tem que fazer um novo plano de negócio. A transformação de consultório para clínica médica necessita de novos investimentos tanto para ampliação do local de trabalho quanto do quadro de funcionários.

Logo, planejar previamente seu primeiro passo é vital, visto que essa transformação não acontecerá de um dia para o outro. É preciso ter ciência de que você passa por um momento de transição.

  1. Defina as especialidades e serviços oferecidos

É preciso definir se sua clínica será focada em uma única especialidade ou um conjunto de especialidades de um mesmo segmento e também se oferecerá exames. Após ter essas questões definidas você pode começar a planejar os investimentos necessários, seja para contratar novos funcionários, comprar equipamentos ou buscar uma nova localização para a clínica.

 

  1. Escolha um local de fácil acesso

Em alguns casos, o novo modelo de clínica não será compatível com o espaço do mesmo endereço de seu consultório. Além da necessidade da infraestrutura ser mais ampla, ainda existe o fator localização. Clínicas que possuem um grande corpo clínico, atendendo diversas especialidades, apresentam a demanda de um local de fácil acesso para manter o fluxo de novos pacientes.

Já conhece o Memed? Ferramenta de prescrição médica digital agora integrada ao Sisclínica!

  1. Realize um levantamento de gastos

Como já foi citado, cada etapa demanda um custo. Além das possíveis contratações de novos funcionários, há a compra de equipamentos, aquisição ou locação de um espaço maior para a clínica e até possíveis terceirizações de serviços, como laudos de exames radiológicos.

Realizar o levantamento desses custos e compara-los com o budget que você tem disponível para investir é essencial para não correr o risco de você entrar numa nova etapa para a transformação de seu consultório em clínica médica e não conseguir finaliza-la porque você não calculou os custos.

  1. Veja a documentação necessária

Clínicas médicas necessitam de algumas licenças para funcionarem. Também é vital que toda a documentação da clínica esteja em dia para que haja problemas com a fiscalização. Na maioria dos casos para transformar um consultório em clínica médica é necessário atualizar os documentos do estabelecimento.

Para você médico que tem o sonho de transformar seu consultório em clínica médica, saiba que é possível. Porém, para que essa transição ocorra de maneira tranquila, você precisa estar atento a esta série de fatores para que você não seja surpreendido por imprevistos em alguma etapa do processo.