Venha conhecer todas as diferenças entre Consultório, Clínica e Centro Médico!

Venha conhecer todas as diferenças entre Consultório, Clínica e Centro Médico!

Uma das grandes dúvidas de quem resolve estudar medicina que aparece após a residência é qual o melhor caminho a ser seguido: Abrir um consultório? Trabalhar em uma clínica já estabelecida? Integrar um centro médico? Essas são algumas opções disponíveis que podem acabar confundindo o profissional.

Além do mais, o mercado de saúde está cada vez mais concorrido, e se você quer se tornar referência em sua especialidade, precisa entender perfeitamente todas as formas de atuação para chegar ao sucesso desejado com agilidade e eficácia.

Pensando em ajudá-los, a Manager vai mostrar as diferenças entre consultório, clínica e centro médico. Confira!

Consultório Médico

Consultório, clínica e centro médico são diferenciados com base em três aspectos:

  • Infraestrutura;
  • Procedimentos;
  • Jurídico.

Vamos mostrar alguns princípios da ética médica para entender melhor como um consultório médico pode receber essa definição:

I – A Medicina é uma profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade e será exercida sem discriminação de nenhuma natureza.

II – O alvo de toda a atenção do médico é a saúde do ser humano, em benefício da qual deverá agir com o máximo de zelo e o melhor de sua capacidade profissional.

E também dos direitos dos Médicos:

III – Indicar o procedimento adequado ao paciente, observadas as práticas cientificamente reconhecidas e respeitada a legislação vigente.

Logo, as atividades médicas necessitam ser exercidas em um local adequado e esse local para iniciar pode ser em um consultório médico. Nesse espaço é onde o profissional realiza exames clínico, prescreve receitas, pode requisitar exames em laboratório, encaminhar o paciente para outros consultórios ou hospitais, caso tenha necessidade.

Como a principal atividade de um consultório é o atendimento, a infraestrutura deve contar com ao menos uma sala que possibilite a realização de exames com segurança e privacidade.

Agora na questão jurídica, é necessário focar na legislação vigente antes de dar o pontapé inicial nas atividades. Saber se a locação escolhida é permitida pela prefeitura. Pois, é preciso apresentar o laudo de avaliação do imóvel junto ao pedido de liberação à vigilância sanitária.

Vale ser destacado que é essencial ter muita atenção quanto a essas questões, uma vez que as licenças precisam ser renovadas anualmente.

Fique por dentro do mercado de saúde no Brasil!

Clínica Médica

A principal diferença entre um consultório médico e uma clínica médica é a infraestrutura. Uma vez que as clínicas não focam somente no atendimento, mas também na prestação de serviços. Então, é necessário instalações especiais de acordo com a especialidade da clínica.

Por exemplo, se você deseja abrir uma clínica cardiológica, é necessário ter aparelhos que permitam realizar eletrocardiograma, o ecocardiograma e a coronariografia.

Assim como em um consultório, na abertura de uma clínica médica é preciso realizar uma pesquisa sobre a legislação vigente, visto que há diversas normas a serem seguidas. Como por exemplo:

  • Definir a área de atuação de acordo com as normas da Agência Nacional de Saúde (ANS);
  • Definir o registro na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE);
  • Solicitar à prefeitura o alvará de funcionamento;
  • Regularizar a licença sanitária junto à Vigilância Sanitária;
  • Solicitar o certificado de conformidade junto ao Corpo de Bombeiros;
  • Obter o cadastro da clínica no departamento de limpeza urbana, solicitando a coleta adequada dos resíduos.

Centro Médico

É basicamente um conjunto de clínicas, com diversas instalações integrando diferentes serviços e procedimentos na mesma estrutura.

Enquanto as clínicas normalmente possuem profissionais de uma única especialidade, os centros médicos possuem diversos especialistas.

As diferenças podem ser pequenas e algumas difíceis de serem constatadas, mas quando você as entende, tudo fica claro. Um centro médico pode ter uma sala de cirurgia, consultórios de atendimento clínico ou de outras especialidades. Para isso basta respeitas as normas vigentes para cara procedimento exercido, como já foi citado acima.

É preciso ver todas essas opções como algo positivo, visto que aumenta o leque de caminhos que podem ser seguidos após a residência. Assim, é mais fácil você encontrar a área em que você tem afinidade.

× Vendas - Atendimento das 8h às 18h