Entenda o que é auditoria em clínicas médicas e seus benefícios!

Entenda o que é auditoria em clínicas médicas e seus benefícios!

Se você possui sua própria clínica médica, é bem provável que já tenha ouvido falar de auditoria em saúde, não é mesmo? Esse tipo de ação é muito importante para verificar a qualidade dos serviços prestados pelo seu estabelecimento.

Venha entender a importância sobre o assunto e compreender como funciona a auditoria em saúde.

O que é auditoria em clínicas médicas?

Auditoria significa examinar, corrigir ou verificar. Desse modo, pode-se compreender que esse tipo de processo tem como objetivo fazer uma verificação de como as tarefas são executadas nas clínicas, visando encontrar erros e corrigi-los, sempre em busca da melhoria contínua.

Na área da saúde, as auditorias buscam verificar todos os processos que são executados em uma clínica. Isso inclui desde o momento em que os pacientes entram em contato para marcar consultas até o pós-atendimento.

Como é feita uma auditoria?

Existem dois métodos que podem ser adotados para fazer uma auditoria em saúde. No primeiro deles, a auditoria é interna, ou seja, executada pela própria instituição. Nesse caso, um profissional da clínica é o responsável por analisar e desenvolver relatórios com os processos realizados no estabelecimento. Já no segundo caso, a auditoria é externa. Isso quer dizer que ela é feita por um profissional ou equipe que não trabalha na clínica.

Veja 5 passos para transformar seu consultório em uma clínica médica

Quais são os benefícios?

São diversos os benefícios que as clínicas médicas obtêm ao fazerem auditorias em saúde. Entre os principais deles podemos destacar os mencionados abaixo:

1. Verificação da conformidade dos processos

Com a auditoria é possível verificar todos os processos da clínica, analisando se eles estão em conformidade com aquilo que é esperado. Se o objetivo da clínica é fazer consultas com os pacientes de forma rápida e atenciosa, por exemplo, deve-se analisar se isso ocorre.

2.  Identificação e correção de erros

A auditoria também é útil para que os erros sejam identificados e prontamente corrigidos. No caso de se perceber que o agendamento de consultas e exames é deficitário, por exemplo, deve-se planejar algo para sanar o problema. Nesse caso, uma alternativa seria contratar um novo software médico de gestão que atenda esta demanda com agilidade e segurança.

3.  Desenvolvimento de ações preventivas

Outro benefício da auditoria é que ela possibilita que os problemas sejam previstos e logo corrigidos. Isso é muito importante para que possam ser controlados riscos, como as fraudes.

Em um mercado tão competitivo, ter uma clínica de sucesso implica em realizar processos organizados e prestar serviços de qualidade. Com auditoria você consegue garantir que esses dois aspectos serão cumpridos em todas as áreas e por todos os colaboradores da clínica.

 

× Vendas - Atendimento das 8h às 18h