É possível reduzir os custos da sua clínica médica com um software para gestão? Venha conferir!

É possível reduzir os custos da sua clínica médica com um software para gestão? Venha conferir!

Um software de gestão para clínicas médicas possui diversas funcionalidades que contribuem para todas as áreas do seu serviço. Com ele é possível acessar rapidamente o histórico do paciente,  otimizar o tempo de atendimento, melhorar o controle financeiro e aumentar a qualidade do atendimento.

Com todos esses benefícios, a redução de custos fica muito mais fácil de ser implementada. Afinal, com uma melhoria no controle financeiro, fica fácil identificar custos desnecessários, por exemplo.

Aprenda em 3 passos como reduzir os custos da sua clínica médica com um software de gestão.

1. Melhor controle financeiro

A maioria dos softwares médicos disponibilizam um módulo de gestão financeira, onde você pode controlar cada movimentação que é realizada na sua clínica.

Assim, você pode visualizar de forma prática onde estão sendo seus maiores investimentos, e em quais períodos eles acontecem, podendo realocar os custos da melhor forma possível de acordo com o seu orçamento.

Com um sistema eficiente, equívocos comuns como erros nas anotações e perda de dados são totalmente eliminados.  Sem contar que essa ferramenta garante uma considerável redução do tempo que é despendido com retrabalhos.

Com uma centralização de dados, relatórios precisos são gerados automaticamente, e você pode realizar uma análise realmente eficiente e economizar seu tempo e dinheiro.

2. Automatização dos processos 

Na rotina médica há muitos processos repetitivos e realizados de forma manual que acabam tomando um tempo desnecessário do profissional da saúde ou da recepção.

Porém, processos como agendamento e confirmação de consultas, preenchimento dos campos do prontuário eletrônico são essenciais para o bom funcionamento da clínica.

Felizmente, um software médico possui funcionalidades como confirmação de consultas por SMS e WhatsApp, que vão automaticamente no dia anterior ao atendimento para o paciente.

Dessa forma, a recepcionista pode usar o tempo que antes era utilizado na confirmação de consultas para focar em atividades realmente produtivas, como oferecer um atendimento de qualidade para os pacientes que acabaram de chegar na clínica.

Além disso, as confirmações de consultas automatizadas podem reduzir até 30% das faltas na sua clínica, tornando-a mais rentável.

Também há serviços como o agendamento on-line, uma agenda disponibilizada através de um site que permite agendamento 24 horas, todos os dias da semana.

Com essa ferramenta, seus pacientes podem agendar atendimentos sem entrar em contato diretamente com a clínica, o que além de aumentar seus atendimentos, reduz o custo com telefonistas.

Venha entender como reduzir as despesas em sua clínica médica potencializando os lucros!

3. Otimização de espaços

Muitos consultórios precisam ter uma sala reservada apenas para guardar arquivos e documentos físicos, principalmente prontuários de papel que, de acordo com o CFM, precisam ser guardados por no mínimo 20 anos.

Porém, caso os prontuários sejam digitalizados – em um software médico, por exemplo – esses documentos podem ser eliminados.

Dessa forma, o que antes ocupava um espaço excessivo, fica centralizado em uma única tela.  Além disso, você pode acessar os dados do paciente de onde estiver 24 horas por dia.

Sendo assim, a sala que anteriormente era ocupada por pilhas de papéis, pode ser utilizada para criar uma nova sala de consulta ou até mesmo ampliação da sala de espera para pacientes.

 

Como vimos neste artigo, um software de gestão para clínicas médicas permite você cortar gastos desnecessários e investir naquilo que realmente importa.

 

 

× Vendas - Atendimento das 8h às 18h