Skip to main content

Os pacientes são o que movem as clínicas médicas, logo é de suma importância melhorar ao máximo sua experiência dentro da clínica. No mercado corporativo, as tarefas giram em torno da prestação de serviços. Com essas tarefas as empresas buscam satisfazer as necessidades do consumidor, visando sempre a eficiência e a excelência.

Averiguando o mercado da saúde, isso não é diferente. As clínicas médicas realizam estratégias e as colocam em prática para conseguir dar assistência apropriada ao paciente.

Visto a relevância do assunto, neste artigo vamos esclarecer a importância da qualidade da jornada do paciente em uma clínica médica, e através de quais medidas é possível cumprir esse objetivo.

Qual a importância da jornada do paciente?

Como já falamos, o paciente é o que move as clínicas médicas. Então, todas equipes envolvidas e procedimentos adotados devem buscar sempre o bem-estar do paciente que está atrás de melhorar sua qualidade de vida.

Desse modo, é necessário que os colaborados estejam de prontidão para ajudar o paciente com a qualidade que o atendimento necessita. Entretanto, esse método envolve todas as equipes de uma clínica médica, desde diretores, recepcionistas, corpo clínico, entre outros.

Visto essa obrigação em envolver todas as equipes de uma clínica, concluímos que a qualidade da jornada do paciente é influenciada por todos os momentos: Antes, durante e após estar na clínica, não somente na consulta.

Portanto, é importante que a clínica valorize todas as etapas do processo de atendimento, desde a captação de pacientes, agendamento, execução e o pós-consulta, para o paciente criar um laço com a clínica.

Destacamos que essas medidas pretendem proporcionar uma boa qualidade na jornada do paciente. Mas a clínica médica não é a única beneficiária, pois, essas ações fidelizam os pacientes e põem a clínica como referência.

 

Como garantir a qualidade da jornada do paciente na clínica médica?

Você já sabe da importância da qualidade na jornada do paciente, venha conferir algumas medidas para desenvolver essa questão na sua clínica.

 

Treinamentos

Geralmente a procura por profissionais da área da saúde é realizada em momentos de fragilidade. Devido a isso, é primordial que a equipe esteja preparada para este tipo de situação. Então, é importante realizar treinamentos que capacitem os colaboradores a fornecerem um atendimento humanizado, colocando em prática a empatia e incentivando a participação do paciente em sua assistência.

 

Organização do ambiente de trabalho

Além de manter as equipes preparadas para realizarem as atividades de forma cordial e objetiva, é relevante dar atenção para o preparo do ambiente, ou seja, se preocupar com a estética e limpeza do local.
Ter um cuidado especial para que o local tenha escalas de limpeza, para manter o ambiente sempre limpo e agradável para todos. Além de assegurar a acessibilidade para os variados tipos de deficiência, com decorações que transmitam serenidade.

 

Otimização do tempo

Gastar tempo esperando o atendimento é prejudicial, tanto para a clínica médica como para o paciente.
Para as clínicas o ideal é manter um fluxo constante de agendamentos, mas, sem sofrer com o não comparecimento ou atrasos. É vital ter a consciência de que manter o paciente por longos períodos esperando gera impactos negativos na qualidade da jornada do paciente na clínica médica.

 

Estimule feedbacks

A melhor maneira para saber se o serviço na clínica está de acordo com as expectativas do paciente, é perguntar de modo direto ao paciente qual sua opinião sobre os serviços prestados.
Uma forma de realizar esses feedbacks é elaborando formulários sucintos, os quais os pacientes são capazes de responder rapidamente, com perguntas objetivas sendo possível identificar as insatisfações e elogios sobre o serviço prestado. Depois analise as respostas e planeje estratégias para reverter os apontamentos negativos e fortalecer os pontos positivos.

 

Criar vinculo pós-atendimento

É necessário que a relação entre clínica e paciente não termine junto com a consulta, o término da consulta deve ser o começo do relacionamento. Para isso, garanta presença digital em diferentes mídias sociais. Também é uma ótima aposta o envio de mensagens em datas comemorativas, para reforçar que a clínica valoriza cada paciente.

 

Qual a importância de software para gestão na qualidade da jornada do paciente?

Levando em consideração as dicas anteriores, uma solução para gestão da clínica é crucial para o sucesso do negócio, seja para organização interna ou para relacionamento com os pacientes.

Elencamos 3 aspectos que um software pode ajudar.

1. Agendamento automatizado

O agendamento geralmente é o primeiro contato do paciente com a clínica. Para que esse momento seja satisfatório ao paciente, é necessário que a experiência já inicie com o “pé direito”.
Visando atender essa necessidade, o Sisclínica possui o agendamento online, em que o cliente encontra o horário mais favorável à ele, incluindo lembretes automáticos por SMS e Whatsapp, tornando a coleta dos dados mais precisa, rápido e fácil.

Assim é possível deixar os recepcionistas focados em suas atividades diárias, atividades essas que necessitam do diferencial humano.

2. Prontuário eletrônico

Além do tempo economizado no agendamento, é possível economizar tempo também na hora da consulta com o uso de prontuários eletrônicos. No ponto de vista médico, é essencial para armazenar o histórico clínico do paciente.

Isso poupa o tempo que seria necessário para registrar novamente todas as informações do paciente, além de ser muito mais seguro comparado aos prontuários de papel.

 

3. Relatórios dos resultados

Apesar de ser uma funcionalidade com foco na gestão financeira e planejamento, os relatórios apresentam dados sobre o desempenho da clínica durante um determinado período. Através de gráficos e tabelas, demonstra a realidade da clínica com informações precisas para que os gestores elaborem estratégias para melhorias em pontos específicos.

 

 

Por fim, a qualidade da jornada do paciente não é dada somente por uma única razão ou em uma determinada ocasião. Na verdade a qualidade depende de diversas situações vivenciadas pelo paciente junto da clínica médica.