As clínicas médicas podem seguir o caminho do comércio. Utilizando datas comemorativas para realizar ações, aumentarão o engajamento dos pacientes com a clínica.
Fazer uso do marketing emocional nessas datas cria um bom relacionamento entre estabelecimento e cliente. Fazendo com que ele se sinta especial, você alavanca a fidelização de seus pacientes.
Venha descobrir algumas maneiras de usar as datas a seu favor!
Procure datas comemorativas com antecedência
Existem muitas datas comemorativas durante o ano. Geralmente nos lembramos somente das mais comuns como Natal, Carnaval, Páscoa.
Por isso, mapear todas as datas comemorativas possíveis previamente é importante, pois permitirá a realização de um bom planejamento sobre quais delas serão exploradas pela clínica médica.
Saiba quem é seu público-alvo
Em qualquer ação de marketing é essencial ter sempre bem definido o público-alvo. Logo, em seu mapeamento de datas comemorativas você deve escolher datas que façam sentido aos seus pacientes.
Com as datas direcionadas aos seus pacientes aumenta muito a chance da ação ser um sucesso. Por que por exemplo, comemorar o dia da gestante numa clínica oncológica não faz sentido, e isso não terá um bom rendimento.
Promova campanhas de e-mail marketing
Uma das maneiras mais fáceis de se comunicar com os pacientes utilizando as datas comemorativas é enviando e-mail aos pacientes.
Por exemplo, no dia 14 de agosto é comemorado o dia mundial do cardiologista, você pode enviar por e-mail uma arte e um texto contendo informações sobre a importância dessa especialidade.
Lembre-se sempre que o conteúdo deve ser claro e breve, com informações que agreguem valor a quem lê.
Decore sua clínica
Integrar algumas datas na decoração da clínica médica é um fator que ajuda o paciente a se sentir à vontade na clínica. Essa é uma das etapas que mais impactam seus clientes positivamente, pois reforça as suas iniciativas digitais mostrando ao paciente que você realmente quer que ele se sinta acolhido e que as ações digitais em datas comemorativas não são apenas para “encher linguiça”.
Faça uso das redes sociais
Num mundo em que as pessoas estão sempre conectadas nas redes sociais, utiliza-las é uma das maneiras mais fáceis para conseguir o engajamento de seus pacientes com sua clínica médica.
Você pode usar o conteúdo de suas campanhas de e-mail marketing para as redes sociais. Adaptar as informações é necessário para que o conteúdo seja fácil de ser absorvido e compartilhado pelos pacientes.
Agora com essas dicas ficou fácil entender como a utilização de datas comemorativas pode ser um primeiro passo para a fidelização de seus pacientes.