A falta de uma gestão financeira bem estruturada nas clínicas médicas representa um dos fatores que mais contribuem para o insucesso deste tipo de empresa. Já o contrário, ou seja, uma gestão financeira eficiente, tem o poder de alavancar os resultados e garantir que a clínica possa crescer de forma sustentável, ao preparar o terreno para que isso aconteça com tranquilidade.
Pensando nisso, o Gerencial Sisclínica foi desenvolvido para suprir a necessidade da gestão financeira profissional de sua clínica. Baseado em uma planilha eletrônica sofisticada que, a partir dos dados do módulo financeiro do Sisclínica, disponibiliza um conjunto completo de gráficos e relatórios para o acompanhamento dos resultados econômicos-financeiros, imediatamente após a carga de dados do Sisclínica:
- Resultados econômicos:
- Faturamento;
- Demonstrativo de resultados – DRE;
- Resultados financeiros:
- Fluxo de Caixa (FC);
- Demonstrativo de origens e aplicação de recursos (DOAR);
Desta forma, eliminamos a necessidade de utilização de planilhas de apoio e eliminamos o risco de erros de digitação: Basta um clique para que as informações do Gerencial Sisclínica estejam disponíveis.
Na prática, disponibilizamos 9 gráficos e 14 relatórios (sintéticos e analíticos), que apresentam a análise do desempenho da clínica sob várias óticas:
- Comparativos com orçamento;
- Informações mês a mês;
- Comparativos com períodos anteriores;
- Evolução histórica de 5 anos, com destaque aos indicadores relativos à cada relatório.
A tela de abertura apresenta a síntese gráfica do desempenho econômico-financeiro da clínica.
A partir desta tela, é realizado o acesso direto ao detalhamento de todos os gráficos:
Além dos relatórios de DRE, o Gerencial Sisclínica disponibiliza relatórios de fluxo de caixa (FC) e demonstrativo de origens e aplicações de recursos (DOAR), respeitando as datas indexadoras de cada um e destacando os indicadores pertinentes a cada.
Principais benefícios da utilização do Gerencial Sisclínica:
- Manter o processo de carga de informações organizado;
- Disponibilizar as informações de desempenho da clínica de forma rápida, organizada e analítica;
- Planejamento e acompanhamento:
- Disponibilizar informações fidedignas para a elaboração dos orçamentos anuais e revisões da clínica;
- Permitir o efetivo acompanhamento do orçamento através das informações do Sisclínica.
Como funciona a implantação do Gerencial Sisclínica?
Os passos da implantação do Gerencial Sisclínica contemplam todas as necessidades de revisão e ajustes da situação atual – reestruturação do Plano de Contas e análise das classificações dos lançamentos e do preenchimento de datas – passando pelo processamento automatizado dos ajustes e finalizando nos treinamentos para a correta carga de dados no Sisclínica e utilização e interpretação do Gerencial Sisclínica.
Para que o Gerencial Sisclínica funcione como o proposto são necessários dois pré-requisitos:
- Plano de Contas estruturado;
- Alimentação adequada do Sisclínica.
São apenas dois, mas de fundamental importância para o perfeito funcionamento da consultoria e obtenção dos benefícios.