Todos nós sabemos que os sites de buscas se tornaram a primeira opção na hora dos pacientes pesquisarem sintomas de doenças, encontrar especialistas e clínicas médicas bem avaliadas por outros usuários na internet.
Essa nova forma de se relacionar com a internet, abre uma janela de oportunidade para que as clínicas médicas possam fidelizar e atrair mais pacientes, se posicionando como referência em alguma área específica da saúde ou em um tipo específico de tratamento. Tudo isso é possível através do marketing médico digital, que possibilita criar e fortalecer uma boa comunicação com os pacientes, mesmo antes deles chegarem até a clínica.
Se você não sabe por onde começar, a Manager lista 5 dicas para expandir o marketing médico da sua clínica, ainda hoje!
1 – Público-Alvo
A definição do público alvo é primordial para nortear as ações de marketing. Afinal, para se comunicar de forma eficiente é essencial conhecer para quem você deseja se comunicar. Para segmentar e encontrar o público-alvo da sua clínica médica, é levado em consideração questões como idade, sexo, renda, escolaridade, além dos aspectos geográficos.
2 – Blog
Aqui o propósito é ajudar o máximo de pessoas possíveis, gerando conteúdo relevante para que o público-alvo. Ou seja, quando o paciente buscar informações na web, seja sobre um sintoma ou um novo tratamento dermatológico, ele encontrará o seu blog como esse canal de fonte de informação, gerando credibilidade para a clínica médica.
3 – E-mail Marketing
É ótimo para nutrir o interesse de quem já se interessou pelo conteúdo do blog da sua clínica médica. Por meio de campanhas e comunicações, como uma newsletter mensal, você fideliza o público-alvo levando até ele conteúdo personalizado de acordo com os interesses dele.
4 – Redes Sociais
As redes sociais são importantes, pois por meio delas é compartilhado os conteúdos do blog e notícias relevantes relacionadas à área de saúde. Isso possibilita uma comunicação direta e próxima entre paciente e clínica médica.
5 – Site Responsivo
Diferentemente das redes sociais e do blog, em que o objetivo é manter uma boa comunicação e um bom relacionamento entre clínica médica e seus pacientes, o site responsivo pode ser utilizado para captação de pacientes. Isso se faz “capturando” o e-mail e os dados de contato de um visitante do site, em troca de algum conteúdo rico que ele deseja consumir: pode ser um e-book, uma lista de dicas e melhores práticas ou o acesso à um webinar, por exemplo.
6 – Super dica extra!
Fique atento a resolução CFM 1974/11 do Conselho Federal de Medicina, sobre o que pode e o que não pode ser feito no marketing médico, separamos 14 iniciativas:
7 iniciativas permitidas:
- Identidade visual
- Site > Rede social > Blog
- Marketing de conteúdo
- Links e dicas de saúde ou fatos sobre doenças
- Divulgação de artigos médicos
- Divulgar equipamentos
- Folder
7 iniciativas proibidas:
- Fotos de pacientes
- Selfies durante atendimento
- Imagens “antes e depois”
- Expressões “o melhor”, “o mais eficiente”, “o único capacitado”, etc.
- Descontos como diferencial
- Médicos em comerciais
- Receber prêmios