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Um dos maiores problemas nas clínicas médicas é o cancelamento de consultas.

Essa situação acaba resultando em desperdício de produtividade para o profissional, que perde um tempo precioso em sua agenda em que poderia desempenhar alguma outra atividade. As clínicas, além do prejuízo de produtividade, arcam com o prejuízo financeiro.
São diversos os motivos para o não comparecimento na consulta, mas os mais comuns são: Imprevistos de última hora, marcação com muita antecedência e o velho e conhecido esquecimento.

Quer saber como reduzir o cancelamento de consultas em sua clínica? A Manager te ajuda!

Fidelização dos pacientes

Para os pacientes que já consultam na clínica, a maneira mais simples de fidelizá-los é com um atendimento de qualidade. Atender os pacientes com cuidado, atenção, respeito e no horário. Isso faz com que ele passe a confiar na equipe, o que diminui as chances de cancelamentos futuros.

No cenário em que o paciente realiza a primeira consulta, a imagem que sua clínica possui deverá transmitir confiança. A função de transmitir essa confiança aos pacientes é do marketing da clínica.
A maneira mais rápida de transmitir confiança e a imagem de que a clínica pode suprir todas as necessidades do paciente é ter conhecimento do seu público alvo. Isso faz com que você se diferencie na comunicação com os pacientes, possibilitando estar mais próximo deles.

Criação de newsletter mensais

A melhor maneira de fazer com que os pacientes conheçam tudo que a clínica médica tem para oferecer é com uma newsletter. Criar um fluxo mensal de atualizações ou informativos sobre a clínica alavanca a confiança dos pacientes com o estabelecimento.

Para iniciar essa atividade é necessário uma lista de interessados em receber esse conteúdo. Esses assinantes devem estar dentro do público alvo da clínica médica.

 

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Soluções tecnológicas para agendamento de consultas

Atualmente se faz cada vez mais necessário softwares que auxiliem na gestão da agenda. Para clínicas médicas o envio automático de avisos para as consultas via SMS ou Whatsapp, é vital para os pacientes esquecidos.

Também há o agendamento on-line, em que os pacientes tem a possibilidade de marcar consulta diretamente no site da clínica. Facilitando o agendamento ao paciente, não sendo necessário se deslocar até a clínica, encaixando em um horário de sua preferência, diminuindo as chances de um possível cancelamento da consulta.

Investir em um sistema para clínicas médicas

Com um sistema, a organização dos horários fica mais efetiva. A equipe passa a ter todas informações necessárias ao simples toque de um botão, tornando mais ágil e mais produtiva a rotina na clínica, uma vez que estarão no sistema desde o prontuário eletrônico, agendamento on-line, agenda da clínica e toda a gestão financeira.

É importante entender que os pacientes sempre vão querer ser atendidos por uma clínica em que eles confiem, que se importem com a qualidade da jornada do paciente e que ajudem a solucionar suas dores.

Cuide da qualidade da jornada do paciente durante o todo o atendimento, dê uma atenção especial para o marketing da clínica e invista e soluções tecnológicas que auxiliem os pacientes a não se esquecerem das consultas.

Coloque em prática todas as dicas acima e reduza o cancelamento de consultas!