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Além de realizar ações para conquistar pacientes novos, também é necessário elaborar estratégias para reengajar pacientes, visto que você pode ter muitos pacientes novos em sua clínica médica, e mesmo assim uma boa parcela desses pacientes não voltar a consultar, e isso acontece por motivos variados.

Demonstrar que a clínica está sempre buscando melhorias nos serviços prestados e no atendimento, é imprescindível para o paciente.  Dessa forma conseguem mensurar o quanto a clínica os valoriza.
Mas antes de mais nada é fundamental entender o porquê desses pacientes se afastarem da clínica. Assim é possível elaborar estratégias para conquistar novamente a confiança de forma assertiva.

Venha conferir quais ações podem ajudar sua clínica médica a reengajar os pacientes.

Saiba porque é necessário manter um paciente engajado

Primeiramente é necessário ter em mente a importância em manter o paciente engajado. Entretanto não abordaremos a questão financeira, pois, o foco principal das clínicas médicas é garantir o bem-estar do paciente.

Veja quais questões devem ser frisadas aos pacientes!

Tratamento completo

É de suma importância o paciente estar ciente que somente com um tratamento completo é possível chegar aos resultados esperados. Só assim é possível ter controle sobre os procedimentos aplicados e medicações prescritas durante todo tratamento. Caso seja interrompido, pode afetar significativamente o bem-estar do paciente.

Logo, é vital que o paciente esteja engajado. Assim é possível se recuperar com mais agilidade e eficácia.

Acompanhamento pós-tratamento

Independentemente de qual foi o tratamento que o paciente realizou, é fundamental realizar acompanhamento pós-tratamento para assegurar que de fato o mesmo está curado.
Desse modo sua clínica se torna ainda mais confiável aos olhos dos pacientes. Então os pacientes passarão a recomendar sua clínica médica aos amigos e familiares. Quando isso passa a ocorrer sua autoridade no segmento de atuação passa a aumentar, bem como o destaque perante a concorrência.

Sua clínica passará a ser conhecida pela qualidade dos serviços prestados, e o preço do atendimento será um mero detalhe.

Construir relacionamento

Permanecer com o paciente engajado faz com que seja possível construir um relacionamento entre paciente e colaboradores de forma mais fácil. Entretanto, é preciso ter cautela na construção desse relacionamento. Qualquer descuido pode comprometer a relação.

Para manter a relação com o paciente saudável é essencial que a equipe esteja sempre a postos para sanar as dúvidas de todos que procurarem a clínica. Isso consolida a confiança no estabelecimento, fazendo com que os pacientes se sintam seguros na hora de escolher a clínica médica para resolver seu problema de saúde.

Tornando mais fácil realizar o tratamento completo e o acompanhamento pós-tratamento.

Venha descobrir como reengajar o paciente!

Agora que você consegue mensurar a importância em manter os pacientes engajados, vamos as dicas para restaurar a confiança daqueles que se consultarem e não voltaram.

Analise o que afeta negativamente o paciente

Existem muitas motivações para que um paciente não retorne à sua clínica médica. Problemas financeiros ou mudança de endereço são impossíveis de prever. Entretanto, outros motivos são sinais de que há algo de errado com os procedimentos realizados na clínica.

Se faz necessário detectar o que afeta negativamente a jornada do paciente na clínica, assim, é possível elaborar ações que visem o aumento da qualidade na jornada.

Estimule  feedbacks

A melhor maneira para saber se o serviço na clínica está de acordo com as expectativas do paciente, é perguntar de modo direto ao paciente qual sua opinião sobre os serviços prestados.

Uma forma de realizar esses feedbacks é elaborando formulários sucintos, os quais os pacientes são capazes de responder rapidamente, com perguntas objetivas sendo possível identificar as insatisfações e elogios sobre o serviço prestado. Depois analise as respostas e planeje estratégias para reverter os apontamentos negativos.

Contudo não é somente os aspectos negativos que são retirados das respostas, também é possível saber quais são os pontos fortes da clínica. Isso abre um leque maior de estratégias que podem ser colocadas em prática para reengajar os pacientes.

Realize ações de marketing

Essas ações abrem uma janela de oportunidades para que as clínicas médicas possam fidelizar e atrair mais pacientes, se posicionando como referência em alguma área específica da saúde ou em um tipo específico de tratamento. Então após identificar os motivos que fizeram o paciente não retornar, através do marketing médico digital você mostra que conseguiu resolver os problemas.

Nessa etapa, o cenário perfeito é você trabalhar em conjunto com alguém especializado na área. Mas se isso não for possível a Manager te ajuda!

Conheça 5 dicas para começar o marketing em sua clínica!

Realmente reengajar os pacientes não é fácil, mas com persistência, paciência e com as dicas da Manager você conseguirá quebrar essa barreira e obter um crescimento contínuo nos resultados da sua clínica médica.